25 novembro, 2006

Das Guerras Públicas V

E do nacional Jogo da Moeda.

Entretanto, os chineses morriam nos seus treinos de Karaté. E os brasileiros morriam nos treinos de capoeira. E os africanos ficavam malucos nos treinos de Voo-Doo. E os europeus tombavam às centenas nos treinos de cavalaria. E os índios morriam na caça ao bisonte. E os árabes morriam de sede no deserto. E os alentejanos morriam de fome nas searas. E os nova-iorquinos morriam de frio no inverno e de calor no verão. E os japoneses estavam desempregados e faziam hara-kiri.

Só no plácido Lugar de Ueiras se debatia civilizadamente, no Concílio do Espermatozóide, sobre questões de real importância.

Urge agora fazer referência ao modo repentino como a civilidade acabou.

Bastou os Salusianos terem proposto a perseguição dos hereges para esta ser aprovada por unanimidade (com os votos contra de São Julião, Santo Amaro, Bugio e Caxias, e a abstenção do Velho - que achou a ideia absurda e dissolveu o Concílio, que foi reconvocado na Abadia). Os presentes na assembleia não tardaram a desentender-se pois Dona Juliana aliou-se aos hereges enquanto Dom Eduardo acabou por se aliar aos padres (convém lembrar que o convento dos Salusianos, ou as suas ruínas, ficavam em Caxias e os padres iam investir uma boa soma na sua reconstrução e alargamento). (Além disso, tinha corrido a notícia em Santo Amaro de que Dona Juliana e Dom Eduardo se encontravam secretamente em São Julião enquanto os seus exércitos se degladiavam em Caxias; podia ter sido ponderada pelos monarcas a importância de desmentir esses boatos).

Santo Amaro manteve-se novamente neutral, pois não tinha dinheiro para armar um exército. Além disso, há um curioso pormenor que não foi referido até aqui sobre os Amarenses : estavam-se nas tintas.

Mas nem todos! Snaga continuava a gerir o seu banco de informações, para o qual o principal investimento vinha da taberna do Castanheira - que tanto espiava para Dom Eduardo como se bandeava para o lado dos heréticos de São Julião. E Stofe-Lin, que agora dormia debaixo da ponte sobre o Espermatozóide (tendo por companhia os P.A.s do Cão), alistou-se na milícia de Analgésico-lá-do-fundo que viera pedir apoio no combate aos piratas de Softe-Uere, mas que encontrara por estas bandas uma guerra que se adivinhava muito mais interessante.

Quem declarou imediatamente guerra ao capitão Chouriço foi Dona Filipa, pois achou que os seus marinheiros precisavam de mais acção e não se queria meter nos assuntos centrais do Lugar (precisando, a contenda entre os heréticos de Dona Juliana e os Salusianos, apoiados por Dom Eduardo), pois não queria comprometer a preciosa neutralidade que tanto jeito fazia ao negócio do seu primo, taberneiro em Santo Amaro.

Assim, numa bela manhã de lua nova encontravam-se as estepes de além-marianas cobertas de exércitos. Gente de São Julião, de Caxias e de Analgésico-lá-do-fundo, Marianas, índios da Madorna, MLÚs (povo pseudo-civilizado que habitava o litoral de Cascais depredando garrentos nas saídas dos esgotos), todos se tinham encontrado num lugar chamado São Pedro e preparavam-se para batalhar. Bem, no meio deles circulava Jota Pê Benetton, puxando um frigorífico cheio de Coca-Cola e apregoando o seu maravilhoso re-estabelecedor de forças. A dado momento, Dona Juliana dos heréticos e Dom Eduardo dos padres encontraram-se frente-a-frente no centro do campo.

- Comecem vocês! - gritou Dona Juliana.
- Minha senhora, nós nunca começamos. Comecem vocês mesmos! - replicou Dom Eduardo.
- Eu insisto, Locomotiva.
- Não, não, não, primeiro as senhoras.
- Não me vai insultar com palavras sexistas!
- Não me vai ofender com a sua recusa!
- Não me vai ultrajar com a sua insistência!

Vendo que a coisa não avançava e, temendo que a batalha nunca se viesse a realizar, perdendo assim o seu negócio de valas comuns na Parede, Jota Pê Benetton interrompeu a contenda e mostrou uma moeda, dizendo que a atiraria ao ar: Dona Juliana ficaria com “cara” uma vez que esta face tinha cunhada a sua efigie. Dom Eduardo ficaria com coroa. Quem ganhasse deixava o outro começar. Os dois teimosos líderes concordaram mas alguém gritou, antes que Jota Pê atirasse a moeda ao ar: “Olha a moeda!”.

Foi quanto bastou: a batalha começou por si mesma. Saltaram os índios da Madorna sobre o infeliz comerciante e sobre eles saltaram os padres. Quando a moeda foi chutada para longe todos correram atrás dela tentando chutá-la ou, pelo menos era essa a intenção que acusavam. Mas a moeda era apenas uma e pequenina e os pés eram muitos e grandes. E, Oh glória divina!, que espectáculo sublime e quão belo era de se ver. A temível e sangrenta batalha que se arrastou por dias e meses, tendo ficado conhecida como Batalha de São Pedro, culminou com a vitória do dito santo que, a páginas tantas resolveu entrar por conta própria, tendo a injusta vantagem de possuir uma enorme chave de ouro com a qual dava tacadas na moeda.

Assim que o santo derrotou os exércitos que se degladiavam pela moeda, estes retiraram-se para as suas terras tristes e acabrunhados, tendo havido apenas uma vítima mortal: a empresa de valas comuns de Jota Pê Benetton.

O Jogo da Moeda tornou-se o desporto nacional no Lugar de Ueiras, com regras bem definidas:

Num campo com duas balizas, uma em frente da outra, jogavam duas equipas que tentavam chutar a moeda para dentro da baliza adversária; mas isto (chamado “golo”) só valia um ponto; dois pontos valia acertar com a moeda na cabeça do guarda-redes e cinco pontos chutar nas canelas do adversário em vez de na moeda; “mosh” ao árbitro valia dez pontos.
Em Santo Amaro, todavia, não havia moedas e então usava-se uma bola de madeira. As regras eram as mesmas, acrescentando-se os quinze pontos por acertar no estômago do guarda-redes e os vinte pontos pelo seu knock-out. Para mais, os pontos eram superficiais pois o jogo acabava quando o árbitro fugia e ganhava a equipe que mais vezes tivesse obrigado a outra a reanimar guarda-redes.

O guarda-redes da equipe de Santo Amaro era Stófe-Lin.

1 Comentários:

Blogger Qual Albatroz disse...

Sim Senhor. Agora estamos a Falar. Eu já te mandei o texto que tenho aqui passado para computador?

7:06 da tarde  

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